S. J. DA LAJE





São José da Laje - AL

     São José da Laje é um importante município da Zona da Mata de Alagoas, posicionado às margens da BR-104. Sua População estimada é de 22.689 habitantes (IBGE, 2010).





História

Nos seus primórdios, o território foi atingido por expedições oriundas de Porto Calvo, Porto de Pedras, Serinhaém e Rio Formoso. No período colonial, assistiu à passagem de tropas que defendiam o Quilombo dos Palmares. Situado na Serra da Barriga, o povoamento da chamada Cerca dos Macacos ou República dos Palmares, foi preponderante para a exploração da área geográfica da atual São José da Laje.

Negros quilombolas, soldados e capitães do mato que perseguiam os escravos fugidos das regiões de engenho para a cidadela negra, foram os primeiros a fazer o reconhecimento da região, e alguns deles até a radicar-se lá. Só no início do século XIX, porém, estabelecia-se o marco de uma ocupação consistente e o seu povoamento.

Foto:RIO CANHOTO

Os primeiros vestígios, vamos encontrá-los no ano de 1810, com a escritura de posse do sítio Laje do Canhoto, lavrada no cartório de Atalaia, em favor de José Vicente de Lima e sua mulher, Angélica de Mendonça. “Ali começava a fixação definitiva do homem no solo lajense”, diz o historiador Fernando Galvão de Pontes. Em 1828, o casal beneficiário doava a São José “cem mil réis, a bem de suas almas”, formando seu patrimônio, e no ano seguinte, 1829, edificaram uma capela dedicada ao santo carpinteiro. Ali eles também construíram o engenho Esperança, a sudoeste da cidade, e passaram a produzir açúcar, dando início à pequena povoação balizada pelo Rio Canhoto.

Um fato que marcou profundamente a cidade, destroçando a vila inteira e fazendo muitas vítimas, foi a grande enchente do Rio Canhoto, verdadeira tromba d’água, que destruiu a velha São José da Laje. A tragédia comoveu o Brasil e foi notícia no mundo. A reconstrução foi feita em lugar mais seguro e São José da Laje, pouco a pouco, graças à determinação do seu povo, voltou à normalidade, anos depois.


 Economia

Sua agricultura está baseada na cana-de-açúcar, influenciada diretamente pela presença da Usina Serra Grande. Em São José da Laje, localiza-se uma das maiores reservas florestais da Mata Atlântica, com 9 mil hectares, abrigando mais de 7 mil espécies de plantas e vertebrados. Esta área é preservada pela Usina Serra Grande.
Foto: Usina Serra Grande


 









Folclore

Entre os folguedos populares, destacam-se o Reisado, Pastoril, Guerreiro, além de quadrilhas juninas, vaquejadas e cavalhadas.
Foto: BOI DRAGÃO LAJENSE


 








Patrimônio

Rios Canhoto e Cavunga, riachos das Areias, Camaratuba, Jibóia e Inhumas. No Riacho das Areias existe a Cachoeira Maria Maior, com uma queda de 12 metros. Açudes Camaratuba, Maria Maior, Capiana, Pimenteiras e Manguape. Como patrimônio histórico, a Igreja Matriz São José, o coreto da Praça Central, o Castelinho, o Museu da Serra Grande e um casarão situado na Rua Cícero de Góis Monteiro.
Foto: matriz de São José da Laje 

Foto: Matriz por dentro

 




VENHA CONFERIR AS BELEZAS DE 
SÃO JOSÉ DA LAJE ESTAMOS LHE ESPERANDO DE BRAÇOS ABERTOS.



Comentários

  1. já estive em SÃO JOSÉ DA LAJE na epoca do carnaval pense em uma terra boa ... além é claro de ser uma linda cidade

    ResponderExcluir
  2. eita luga maravilhoso

    ResponderExcluir
  3. Parabéns. Esta foto da Igreja Matriz de S. Carlos é de minha autoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado querido Claudionor Brito. Infelizmente não sabia-nos que a foto da matriz era de sua autoria, uma vez que algumas imagens são retiradas da própria internet. Mais estamos juntos, juntos para o engrandecimento da nossa amada terra de São José da Laje.
      Atenciosamente: Equipe Laje24horas

      Excluir
  4. o nome do açude não é Macaratubá e sim camaratubá morrei la bem perto e hj estou em Goias muita saudade das minhas vizinhas na rua boa vista

    ResponderExcluir

Postar um comentário